quarta-feira, 21 de abril de 2010

Abre o olho, Dunga!

Eduardo Tessler (de Porto Alegre/RS)
Para o site do Terra

O simpático Dunga é o único dos sete anões de Branca de Neve que não fala.

O nem tão simpático Dunga, treinador da Seleção Brasileira, também não gosta muito de utilizar as palavras. E quando fala, diz pouco.

- A seleção da Copa não vai ter surpresas - anunciou há poucos dias, antecipando que no dia 11 de maio o Brasil conhecerá os nomes dos 23 jogadores que defenderão a Seleção na África, sem novos nomes.

Não importa que o Santos tenha montado uma das melhores equipes da era pós-Pelé, com craques como Neymar e Paulo Henrique Ganso. Não importa que grandes jogadores surgiram nos estaduais do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e de São Paulo. Dunga já tem sua lista. Tal qual o anão de Branca de Neve, ele se cala. Assim não precisa explicar como pode pensar em deixar no Brasil esses jovens talentos que decidem jogos.

Há 15 jogadores 100% confirmados na lista de Dunga. São eles:

1. Julio Cesar - Está em grande forma, é titular indiscutível - apesar da marra.

2. Maicon - O melhor ala do mundo, segredo do sucesso da Inter de Milão.

3. Daniel Alves - O segundo melhor ala do mundo. Seria titular em qualquer seleção, exceto onde joga Maicon.

4. Lúcio - Já não é o mesmo, mas ainda mete medo. Precisa cuidar das bolas nas costas.

5. Juan - Voltou bem de lesão e está muito bem na Roma.

6. Luisão - Não vem se destacando no Benfica, mas é da turma de Dunga.

7. Michel Bastos - Famoso pelo chute forte, mas muito fraco na cobertura. Não deixou saudade no Grêmio ou no Atlético Paranaense. No Lyon joga mais avançado, um prato cheio para os atacantes adversários.

8. Felipe Melo - Vem se alternando entre um lugar no banco da decadente Juventus e uma atuação ruim. Foi considerado pela imprensa italiana como a pior contratação da Juventus nos últimos 3 anos. No Brasil passou apagado por Flamengo, Cruzeiro e Grêmio. Uma arma secreta... para os adversários.

9. Gilberto Silva - Aos 33 anos, não está com a garra da Copa de 2002. Hoje é um jogador disciplinado no futebol grego, uma espécie de Série B da Europa.

10. Elano - Fracassou no futebol inglês e hoje tenta recomeçar no Galatasaray da Turquia, também Série B da Europa.

11. Kaká - Craque, indiscutível, uma das contratações mais caras da história do futebol mundial. Mas no Real Madrid não repete as ótimas temporadas do Milan. Está parado há 5 semanas, por lesão na coxa, e reclama de dores no púbis.

12. Luis Fabiano - Está em grande forma no Sevilha. É goleador.

13. Nilmar - É uma ótima opção para o ataque, um bom reserva, da confiança de Dunga.

14. Robinho - Titular do Santos e da Seleção. Não apresenta mais o futebol alegre de antes, mas é titular de Dunga.

15. Adriano - O imperador pode aprontar à vontade, errar pênalti em decisão, engordar 10 quilos, mas é certo na lista de Dunga.

Nas 8 vagas que sobram, duas são para o gol. Estão na briga:

* Victor - O melhor goleiro em atividade no Brasil. Estranhamente foi esquecido por Dunga nas últimas convocações.

* Doni - O preferido de Dunga é reserva do também brasileiro Júlio Sérgio na Roma. Fora de forma, seu último clube no Brasil - onde não foi bem - foi o Juventude.

* Gomes - O goleiro do Tottenham está em forma, mas sem qualquer destaque.

* Hélton - Andou tomando alguns frangos no Porto e já é contestado pela torcida.

Das 6 vagas para a linha, uma deverá ser para a ala esquerda, onde o veterano Gilberto (reserva no Cruzeiro) é favorito frente a Marcelo, do Real Madrid, e André Santos, do Fenerbahçe (Turquia). Se Dunga observou jogos dos três em 2010, vai André Santos.

Um lugar também é de um zagueiro. Thiago Silva é favoritaço, mas Dunga já experimentou Miranda por ali também. Thiago vem jogando muito bem no Milan, deve ser confirmado. Sobram 4 vagas e aí mora o grande problema. Dunga quer mais um ou dois volantes. Lucas, do Liverpool, é quem está em melhor fase. Mas Dunga morre de amores por Kleberson, reserva do Flamengo. Correm ainda Ramires, altos e baixos no Benfica, e Josué, que vem fazendo um discreto campeonato alemão pelo Wolfsburg.

Mais 2 lugares entre os 23. Dunga adora Júlio Baptista. Só que o ex-são-paulino é reserva na Roma. Não tem entrado. Está em sua pior fase no futebol europeu. Mesmo assim tem 99% de chance de estar no grupo. Ronaldinho Gaúcho, apesar de ser um dos melhores jogadores da história do Brasil, não tem vez com Dunga. Não adianta barbarizar no Milan. O treinador fechou as portas da Seleção para Gaúcho. Que pena. Ronaldinho poderia fazer a diferença.

Sobrou uma vaga. No ataque Dunga não confia em Pato. E não se encantou com Carlos Eduardo também.

Nas 22 posições preenchidas, falta quem faça a diferença. Falta o matador, o desequilíbrio.

Mas há uma posição aberta, quem sabe duas se Dunga entender que não é preciso levar dois alas pela esquerda, ou que quatro volantes quebradores de bola é exagero, ou mesmo avaliar que se há jogadores que hoje são reservas em suas equipes, o que farão na Seleção que pretende ser hexa?

Mas há luz no fim do túnel que liga o Brasil até a África do Sul. Alguém falou em Neymar e Paulo Henrique Ganso?

Abre o olho, Dunga. Na Seleção cheia de reservas e jogadores em maus momentos, é necessário ousar. Neymar e Ganso podem ser as surpresas, apesar de Dunga dizer que não haverá surpresas.

O argentino Messi está em seu melhor momento. A Argentina está melhorando jogo a jogo. Não há nada pior do que perder uma Copa para a Argentina. Tudo menos isso!

Abre o olho, Dunga!

Eduardo Tessler é jornalista e consultor de empresas de comunicação. Edita o blog Mídia Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário