segunda-feira, 1 de março de 2010

Achei interessante...
Lilith e Eva, a perdição!
E Deus criou o homem... O primeiro capitulo da Bíblia, conta a história de Adão e Eva ...mas segundo o “Zohar” (comentário rabínico dos textos sagrados), Eva não é a primeira mulher de Adão. Quando Deus criou o Adão, ele fê-lo macho e fêmea, depois cortou-o ao meio, chamou a esta nova metade Lilith, e deu-a em casamento a Adão. Mas Lilith recusou, não queria ser oferecida, tornar-se desigual, inferior.

( Lilith - A temida e desejada )


Adão deitou-se sobre Lilith para fecundá-la e procriar. Ela recusou-se e disse:”Se fui feita do mesmo pó, se sou igual a ti Adão, por que devo ficar por baixo?” Em seguida, fugiu do paraíso e foi para o Mar Vermelho onde se tornou a noiva de Samael, o rei dos demônios. E assim surgiu o mito de Lilith. A lua negra, a vampira, a sereia...
Adão sentiu a dor do abandono; entorpecido por um sono profundo, amedrontado pelas trevas da noite, ele sente o fim de todas as coisas boas. Com a fuga de Lilith, Deus então criou Eva da costela de Adão para ser sua mulher. A submissa, bela e dependente mulher idealizada por Deus para Adão. Eva era uma parte de Adão, portanto pertencia-lhe e devia-lhe obediência. A virgem, a pura, a santa...Eva é associada à figura da mulher obediente, submissa e dependente.(mas sonsa, na minha opinião)
( Eva - A submissa e obediente )
Eva, como todos sabem, provou do fruto proibido contrariando as ordems do Criador. Não só provou como levou a maçã e deu ao marido Adão que a mordeu. Eva seduzida pela serpente seduz Adão, e ambos pecam. O castigo dos dois foi a expulsão do paraíso e a perda da imortalidade.
A verdade é que a história de Lilith não existe na Bíblia. Surge apenas em livros da tradição cabalística... Os historiadores religiosos especulam que Lilith foi retirada do livro do Gênesis para tentar apagar essa imagem da mulher incorreta.
Seja Lilith, seja Eva, fica inegável a força feminina e seu poder de persuasão sobre os homens. Curioso é ver como é temida a mulher cujo perfil se aproxima do mito de Lilith. Temida e desejada. Eva, a submissa, representa o ideal masculino de mulher obediente, que cala e permite mas com seu encanto discreto seduz e corrompe, faz pecar. Basta olhar á vossa volta, elas "andam" aí!!
Talvez por isso nestes dois "mitos" vemos a culpa do sofrimento masculino associado à mulher. Coitado do homem que apenas quer cumprir seu papel de procriador, de forte, de senhor do mundo mas falha, erra e peca, por “nossa”culpa. Será que a mulher é assim tão forte? Tão poderosa? Será o homem tão fraco? Tão suscetível à influência feminina?
Prefiro acreditar que não existem fortes e fracos, culpados e inocentes, ou certos e errados. Se existe um pecado original, chegou a hora do perdão. Podemos até não voltar para o paraíso mas não precisamos fazer as nossas vidas um inferno.
Mais sobre o assunto:

Um comentário:

  1. Quantas Evas e quantas Liliths por aí... hein? Algumas dependentes, carentes, frágeis, a espera da sedução/ tentação, domínio; outras autônomas, atrevidas, presunçosas, arrogantes, soberbas, corajosas... Vai ver que o criador se perdeu, ou, vai ver que o criador quis assim...

    ResponderExcluir